sexta-feira, 17 de abril de 2009

"Deixe-me ir, preciso andar...

...vou por aí a procurar
rir pra não chorar..."

(da genial canção composta por Candeia e imortalizada nas vozes de Cartola e Marisa Monte)

Hoje saí da Universidade e resolvi voltar a pé para casa. Para minha sorte, o parque Totozão (!!), que fica bem no caminho pra casa, estava com as fontes ligadas. Aproveitei o acaso e fui celebrar o fim da minha semana com um banho de fonte! Um menino que estava lá me disse que a sexta-feira é o melhor dia porque a água ainda está bem limpa. Melhor ainda! Saí com a bermuda molhada e a mochila nas costas.

No caminho, encontrei um legítimo representante da cultura rastafari! Era um guianense chamado Shefeeta, com o cabelão rasta amarrado em volta de uma faixa e uma camiseta com a estampa do Bob Marley, que está em Boa Vista por uma semana para divulgar seus trabalhos manuais. Estava acompanhado dos três filhos pequenos. "You speak proper English", ele me disse. Eu agradeci. O inglês da Guiana não tem um sotaque muito diferente do americano, pelo menos para o meu ouvido destreinado. Só reparei que em um momento, um dos filhos do Shefeeta chamou ele de "dadiko", que deve ser algo como "papaizinho". Estavam catando tamarindos pelas praça no meio da avenida Ene Garcez. "Hum, I like the green ones", disse um dos meninos. Depois o Shefeeta me disse que ele é vice-presidente da associação de artistas manuais da Guiana! Grande Shefeeta!

Me comprometo aqui a postar as fotos do Parque Totozão e dos quatro guianenses! Não percam, no próximo post!

Ah, amanhã vou para o Tepequém, sítio turístico a duas horas de viagem de Boa Vista, com cachoeiras e outras coisas, que eu ainda não sei bem o que é! Depois conto!