segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pseudo-foto-geografia


Pensei em dizer que estou fazendo foto-jornalismo, mas achei pretensioso. Achei que colocando o "pseudo" na frente, ficaria mais modesto. Aí desisti de usar "jornalismo" e resolvi trocar por "geografia", porque é uma pseudo-Geografia de Roraima que eu quero fazer: meu interesse não é retratar os acontecimentos cotidianos, como um jornalista faria, mas tentar criar o meu retrato do espaço geográfico roraimense, com aspectos da natureza e das relações sociais.
Essa foto parece ser um morador de rua, feliz proprietário de uma bicicleta que ele aparatou toda para servir de residência. A placa na parte de trás tem a seguinte inscrição (caso não dê para ler): "patrocínio em alimentação / me atenda com boas intenções". A placa parece ter sido impressa em gráfica rápida, o português está correto (se desconsideramos a próclise do "me", que em brasileiro é de uso corrente), e dá até para dizer que houve uma intenção de rima, talvez um artifício para conseguir a simpatia do público. Além disso, há o capacete, a bandeira do Brasil, uma mistura de signos que me pareceu... sofisticada.
Instalação de arte contemporânea? Seria sim, se o local fosse um museu.
Essa discussão surgiu na última Bienal de São Paulo (a 28ª), por ocasião do andar vazio. Um link para a discussão: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u458970.shtml.

* * *
Entre os milhares de e-mails que eu tenho recebido dos leitores do blog, hoje vou selecionar um. A sorteada é... Carolina Araújo, atriz, diretora e funcionária pública, 26 anos, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A Carolina disse que o blog está parecendo mais um blog de culinária, e por isso deu a sugestão engraçadinha de mudar de Brasil Latitude Zero para Brasil Fome Zero. Está anotada a sua sugestão, Carolina Araújo! Um forte abraço!