sexta-feira, 20 de março de 2009

Ensinar é...?

Estou trabalhando nos programas das minhas disciplinas. Vou dar Geografia Regional do Mundo, para o primeiro semestre, e História das Relações Internacionais II e Sociologia e Relações Internacionais para o terceiro semestre. Está dando bastante trabalho, mas acho que fazer um programa assim bem detalhado vai ajudar muito ao longo do semestre, para eu me orientar e para os alunos também.

Alguém pregou na parede do departamento: "Ensinar é mostrar aos outros que sabem tanto quanto você", Richard Bach. Desse tal de Richard Bach eu nunca tinha ouvido falar. A frase dele, menos. De cara, eu tinha simpatizado. Tinha me parecido uma perspectiva bem humilde para um professor. Aí no dia seguinte apareceu a Julia, deparou com a mesma frase e soltou: "Que frase horrível é essa?" E saiu analisando, furiosamente: "...Aos outros? Que outros? A todo mundo? A todos os seres (supostamente) inferiores que são os alunos?"... "Que eles sabem tanto quanto você? Que grande ser iluminado é esse que tem tanto assim a despertar nos outros?" E saiu dizendo que ia mandar arrancar a frase da parede...

A frase pareceu mesmo ruim. Agora estou levando esse episódio a sério. Quero estar atento para reconsiderar outros posicionamentos. Espero poder reconhecer outras vezes que tinha interpretado errado algum texto ou alguma imagem. Estou certo que essa perspectiva humilde vai funcionar bem para mim. Ainda mais agora que estou lendo a série "Buda", do Osamu Tezuka. É a biografia do Buda contada em mangá, vencedora do prêmio Will Eisner de 2003. Estou achando sensacional. Recomendo para todo mundo.

Ah, recomendo também o blog de um grande amigo e grande fotógrafo, o João Samam: www.amigosdopernas.blogspot.com. Tem algumas fotografias incríveis, umas tiradas com a câmera do celular. Muito bonitas!

E por lembrar do João, lembrei da Carlota também, e de outra frase que está aqui na parede do Departamento de Relações Internacionais:

"Todos esses
que aí estão
atravancando
meu caminho
eles passarão
eu passarinho"
Mário Quintana

Essa é pra você, Cacá. Saudades de todos em Campo Grande! É como a própria Carlota falou quando foi se despedir de mim: "Você vai fazer falta. Mas o que me consola, é que nós vamos fazer mais falta ainda para você!" A mais pura verdade! Beijos!