segunda-feira, 16 de março de 2009

Entre a Física Aplicada, a Gastronomia e as Relações Internacionais

Pode ser muita idiotice, mas eu estava pensando esses dias: será que a velocidade da rotação da terra é maior aqui pertinho da linha do Equador? Imagine a Terra como um jogo de marchas de bicicleta. Lá perto do trópico de Capricórnio a catraca é mais estreita, aqui perto do Equador, a catraca é mais larga. Considerando que os dois levam o mesmo tempo pra realizar a volta completa sobre o eixo, a catraca maior tem que imprimir uma velocidade maior! Não faz sentido mesmo? Talvez isso explique o desconforto que eu senti nos primeiros dias aqui, e que vai passando aos poucos. Talvez o corpo da gente sinta o efeito da velocidade maior, mesmo que a gente não perceba que está girando. Talvez seja algo como aquele frio na barriga que dá quando se desce muito rápido uma ladeira.
No mais, tudo bem. Boa Vista continua rica como experiência gastronômica. Ontem comi moqueca, vatapá e tambaqui assado, tudo delicioso.
Hoje é o dia do concurso para professor substituto. Estou esperando o sorteio dos temas e o agendamento dos horários. Parece que tenho boas chances porque na prova de títulos consigo fazer a nota máxima, que são 60 pontos. Os 40 pontos restantes são para a prova didática. Vamos ver o que vai dar.