terça-feira, 24 de março de 2009

Minha tribo e tribos vizinhas

Hoje conheci a segunda das duas turmas que eu vou acompanhar, alunos do primeiro e do terceiro semestre. Me receberam bem, as primeiras aulas fluíram muito gostoso. Parece que vou ter uma dinâmica tranquila, descontraída. Acho que vou conseguir resgatar a maneira como eu mais me divertia dando aula, que era ensinando Inglês. Não é porque vou lidar com temas sérios que não posso ter uma relação tranquila com os assuntos e com os alunos. Acho que vou me divertir com a minha tribo.

Essa semana muita coisa legal acontece: amanhã tem uma palestra com o vice-cônsul da Guiana e sexta-feira tem outra com a grande geógrafa brasileira Bertha Becker, especialista mundialmente reconhecida em geopolítica do Brasil e da Amazônia.

Também nessa sexta e no sábado, acontece a colação de grau da primeira turma da Licenciatura Intercultural, curso de formação de professores indígenas. A UFRR é a primeira universidade do Brasil a implantar um curso de formação de indígenas em nível de graduação. Fiquei muito feliz em saber, emocionado mesmo: sempre pensei cá comigo que a política indigenista brasileira deveria se preocupar em promover o desenvolvimento dos povos indígenas incentivando sua busca autônoma de soluções por meio de uma educação moderna e voltada para a compreensão do mundo contemporâneo e para a atuação nesse mundo. A tribo vizinha vai ter festa de formatura! Depois eu aviso se eu for.